Coisas que duram para sempre...na página
O shuimohua é único. Na língua chinesa, gongbi , ou工筆, significa meticuloso. O artista que usa pinceladas altamente detalhadas que delimitam os detalhes com muita precisão, mas, no entanto, trata-se de uma dança do pincel, podemos assim dizer, uma vez que não há risco prévio. A fluidez do pincel com o nanquin sobre o papel, depende da coordenação do artista, o que faz acontecer uma pintura única inigualável, pois um resultado, jamais sai igual ao outro.
Algumas vezes, é retratado com o preto tradicional e alguns detalhes em vermelho, outros em preto e verde alga ou no azul, ùnico, como que tirado do pó das monarcas azuis.
Pode ser também, delineado em cores com um pincel mais fino, e pode ser bastante colorido e geralmente retrata temas figurativos ou narrativos. Muitas vezes é praticado por artistas que trabalham para a corte real ou em oficinas independentes.
Essa linda manifestação artística, de tinta e pintura de lavagem, em tradicional chinês shui-mo ou 水墨 cujo significado é água e tinta, ou, como denominado pelos ocidentais, como aquarela ou pincel de pintura, pôde ser chamado em alguns lugares da Europa conhecido como “literati pintura”, como foi uma das Quatro Artes, em teoria, pois essa era uma arte praticada por cavalheiros, uma distinção que começa a ser feita em escritos sobre arte da dinastia Song, embora, na verdade, as carreiras dos principais expoentes possam se beneficiar consideravelmente.
Esse estilo também é conhecido como xieyi ou 寫意, ou ainda, estilo freehand. Da China foi perpetuado nas nações derivadas dela, como, por exemplo, as Coréias e o Japão, que o chamam respectivamente de minwha e sumi-e. A pintura de paisagem foi considerada como a mais alta referência de pintura chinesa, e geralmente ainda é. O período das Cinco Dinastias até o período Song do Norte , entre 907 e 1127 é conhecida como a Grande Idade da Paisagem Chinesa. No norte, artistas como Jing Hao, Li Cheng, Fan Kuan e Guo Xi pintaram quadros de montanhas imponentes, usando linhas pretas fortes, tiinta ou nanquin espirrado e pinceladas pontiagudas para sugerir uma superfície de pedra áspera. No sul, Dong Yuan, Juran e outros artistas pintaram as colinas e rios de sua terra natal em cenas pacíficas feitas com pinceladas mais suaves e esfregadas. Esses dois tipos de cenas e técnicas artísticas tornaram-se os estilos clássicos da pintura de paisagem chinesa!