Quando eu era pequena, ouvia de muitos que a máquina superaria o Homem. Eu ria e dizia: _
Jamais...as máquinas serão gerenciadas por um homem. E eu estava certa. A tecnologia veio, quis amedrontar o homem, e como tudo o que se mostra grande demais, passa pela derrocada após o alarde.
As criações são muitas, mas os seus próprios desenvolvedores pôe em risco a si, as empresas e seus usuários com tantas experiências. Antes levavam em conta o impacto. Agora, parecem não se importar e o consumidor virou uma espécie de cobaia de suas invenções. É o que temos visto ao longo dos tempos e as coisas, a medida que vão avançando, vem ficando pior.
Prompt de Comando _ Reset
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Não pense que estas coisas não acontecem num IOS. Pode sim. Além disso o IOS conta com outras perturbações que o usuário ao adquiri-lo nem sonha. Basta ver os registros de suporte da Apple. Quem lembra da polêmica em torno das cases e as explosões ocorridas nas mãos dos usuários dos telefones da Apple? E da dor de cabeça que ainda é entrar em contato com o suporte para resolver assuntos do smartphone comprado no exterior e do irritante ICloud e os problemas a partir do DownDetector...Mas desta vez, o premiado foi o sistema Android.
Na customização do aparelho pelo usuário, uma das coisas mais comuns, afinal quem tem um smartphone, imediatamente quer personalizá-lo e nada mais justo.
Só que neste ínterim o usuário nem pode imaginar a dor de cabeça que pode ter com este simples procedimento de trocar o papel de tela ou wallpaper. Esta prática agora é de conhecimento que é um risco. Como assim?
Nesta semana, os usuários que trocaram, inocentes, os seus papéis de parede do celular, tiveram os seus aparelhoss bloquados de tal forma, que não houve solução da parte do suporte tecnológico para resolver. A maioria dos prestadores de serviço, tiveram que usar a velha frase dos enroladores ou dos que nem tem idéia do que houve: reinicie seu aparelho, limpe o cache, ou a pergunta que iriita quem está certo: "_O senhor(a) não esqueceu a senha da tela de bloqueio?" _ E o que é comum se fazer, pode ser feito milhares de vezes, que não dá resultado.
O telefone ficou bloqueado e nem sequer deu resultado o assistente de voz. A verdade é que a cada vez que inventam coisas, estas empresas não estão preparadas para ajudar os que adquirem seus produtos ou pior, os que são obrigados a usá-los, um exemplo são os que adquirem Motorolas que tem como 'administrador remoto' o Google. O GBoard, teclado do Gooogle, esta semana deixou seus usuários sem poder desbloquear seus aparelhos.
No caso da Xiomi, o comum relato, é que o modelo Mi 9 foi bloqueado após a mudança do papel de parede. Em alguns casos, não somente bloqueou como causou o desligamento sequencial do aparelho, com o modus operandi de curto circuito: tela piscando diversas vezes e aparelho reiniciando involuntariamente.
O causador de todo este problema, até o momento, seria o modelo de papel de parede de fundos pretos com cores matizadas de RGB. Embora eu não creia nisso, pois até mesmo uma tela com fundo branco ou outro, causaria o problema. Não foi a mudança nem o tipo de papel, mas o procedimento de sistema nativo, necessário para adaptar este novo papel de parede na tela do aparelho.
Relatou-se que, também, a mesma falha foi encontrada no Mi 9T Pro. A fonte do wallpaper (proveniente de sites externos e não confiáveis) pode interferir, porém, sabe-se que das próprias opções armazenadas no aparelho, ou seja nos nativos, houve a incidência. O Mi Assistant não conseguiu resolver e nem identificar a razão. Alguns suários aguardam. Menos os que precisaram resetar o aparelho, que nem imaginam que a fila de processos contra a empresa já começou a se formar, segundo o que já rola nos bastidores.
Depois do escândalo Huawei, aliás, a Xiomi tem tido muitos problemas, inclusive ameaças da Anatel de bloquear seus aparelhos circulados no Brasil.
No mundo da tecnologia, fica cada vez mais provado que ela é uma ajuda, mas também um pesadelo para seus desenvolvedores, usuários e para profissionais especializados em suporte, pois se a empresa desenvolvedora não conhece o problema e não tem solução, cabe ao suporte, criar uma saída, ou, no mínimo uma explicação que não dê em guerra, entretanto, nem sempre isso dá certo.
Os Androids 9 e 10 relatam problemas que ainda não foram solucionados. Os recursos de biometria e de voz nestes casos podem não funcionar, obrigando o usuário a resetar o aparelho e na maioria das vezes perder todos os seus dados armazenados.
Nestas plataformas, até o backup de seu smartphone com Android 9 ou 10, podem não estar sendo salvos desde o começo deste ano, segundo o que se descreve numa série de relatos de usuários nos fóruns e canais de suporte do Google. A falha atinge modelos de diferentes fabricantes e permanece não solucionada pela desenvolvedora.
Os da linha Pixel, que são do próprio Google, e o Galaxy S ou o Note, da Samsung, foram atingidos e alguns usuários citam também, os dispositivos da marca Huawei, Xiaomi, Moto e OnePlus, com falha generalizada e uma lista extensa de afetados sem solução nos suportes.
Em todos os casos, os usuários relataram que seus backups estavam desatualizados e com impossibilidade de fazê-los manualmente. Em alguns dos relatos de usuários aguardando suporte, o comando que o corresponde nas configurações do aparelho, fica apagado, estando então, inacessível. Se o seu botão ou link estiver apagado, fique alerta. Se possível salve tudo num SD e passe para um PC o quanto antes!
O Google não conseguiu ainda uma solução e consta que é possível que biometria, padrões ou PINs numéricos para a segurança do celular, estejam impedindo os backups.
Enfim, a tecnologia fez a doida, e desabilitar as funcionalidades de forma temporária até segunda ordem, que é o que eles dão como solução, é algo que coloca o aparelho à mercê dos invasores de privacidade e que acabam virando a felicidade dos ladrões (porque não terão trabalho) realizando o upload dos dados e na sequência, habilitando a proteção novamente. Há casos e modelos específicos em que os usuários também relataram sucesso com uma limpeza do cache e dos dados do aplicativo do Google Drive.
Só que, num celular bloqueado isso fica impossível. Corre-se para as contas via computador e ainda assim, pode não ser um procedimento bem sucedido. Recorrer ao desligamento do bloqueio seguro de tela parece ser a única solução realmente eficaz para todos os casos, mas é sem duvida um risco, como também o é recorrer ao acesso da linha de comando para resolver a falha, o que é complicado e perigoso para usuários leigos, além do que vem descrito em chinês e eu tive o trabalho de traduzir para fazer o serviço bem feito.
O Gboard continua apresentando falhas, o Google Play, o Carrier e o Google Services idem. E a plataforma Blogger para mobile, tão esperada, frustrou, uma vez que não funciona. Veja os comentários no aplicativo.
Vamos aguardar.