Pesquisar neste blog

Translate

Um peixe artístico

Em 29 de setembro, eu estava explicando a um internauta que me mandou um email, perguntando sobre meus geodoodles, e este achou que havia algo de "místico" nos desenhos. Não, não tem nada de místico nos desenhos geométricos.
Se, usemos um exemplo, você arranca de um jardim, folhas de Sansevieria trifasciata para outra coisa que não seja a finalidade dela, ora, você está atribuindo à planta poderes que o Criador dela não deu. Sansevieria trifasciata é o nome científico da planta "Espada".  E quem é o homem para isso?
Então alguém pega um pouco de argila ou gesso e cria uma escultura e atribui a ela que seja uma coisa mística e lhe atribui poderes. Quem conferiu isso?

Que poder tem um objeto inanimado que não pode se proteger nem de cair e se espatifar ao chão?

Então, é claro que figuras geométricas não tem nada a ver com espiritualidade. É pura Matemática!
A menos que alguém atribua isso a elas, elas não têm nenhum poder!

Falando nisso, trouxe um exemplo da Natureza, onde a Criação dá exemplos de que o Desenho, a Geometria, a Matemática, a Álgebra e outras capacidades foram dadas ao Homem para  que sua faculdade de raciocínio, as pudesse usar como ferramentas capazes de construir coisas úteis, Também isso é dado aos animais, e à vários deles... Entretanto, vamos falar do Baiacu.

_Baiacu?

Sim, vamos mostrar uma incrível capacidade artística do baiacu. O baiacu, aquele peixinho inflável, é um artista e matemático.

Confira:

Círculo do Baiacu no fundo do mar


Veja esta matéria:

Círculos de Baiacu Se quando falavam em baiacu você só lembrava do peixinho que infla ao ser ameaçado, vai ficar surpreso com esta novidade! É que uma espécie do peixe tem a fantástica capacidade “artística” de fazer círculos na areia do fundo do oceano para atrair parceiras. Mesmo com imagens e todas as evidências, o elaborado desenho parecia impossível de ser feito por um pequenino peixe. Enfim, o fotógrafo japonês Yoji Ookata, que já havia feito fotos dos círculos, conseguiu filmar a obra em construção com uma equipe de filmagem da NHK.

Baiacu em ação

O peixe e sua arte que já havia sido a estrela de um programa da rede japonesa, agora teve a comprovação de seu talento registrada em vídeo. Os círculos (que neste caso media aproximadamente 6,5 m de diâmetro) possuem sulcos e ranhuras que atraem as fêmeas e traçam um caminho do leito do mar até o esperto baiacu namorador. Ali eles casalam e no centro do belo desenho os ovos são depositados. Segundo os cientistas, quanto mais nervuras houver no círculo, maior a chance do acasalamento ocorrer.

Círculo do Baiacu

O fantástico baiacu – conhecido por ser uma perigosa iguaria servida à mesa apenas por chefs credenciados – utiliza pequenas conchas, que após quebradas com a boca, são utilizadas para criar os sulcos. Elas ainda servem como alimento, com nutrientes vitais, para os futuros peixinhos que eclodem dos ovos. A natureza é genial e sempre surpreende mesmo! “Circularmente legaus”!

Fonte:NHK Japão, Andre MonteJorge e, claro, o Baiacu.

Calm Waters

Calm Waters
Anna Cossant, 2020

Você sabia? _ Pixels

As imagens em bitmap são compostas por combinações de pixels. Pixels são os minúsculos pontos de cor muito que em conjunto compõem uma imagem.
São os pontos que vemos quando efetuamos zoom com um valor muito alto sobre uma fotografia, por exemplo. Aí vemos uma porção de microquadradinhos que dão a impressão de estar desfazendo a imagem.

Vê o seu produto nas prateleiras?

Vê o seu produto nas prateleiras?

Postagens mais visitadas

Matéria em Destaque

Brinquedos e utensílios adaptados segundo às necessidades infantis

Você sabia que o design é responsável por adaptar as observações quanto ao manuseio e interatividade de crianças autistas ou deficientes vis...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Você sabia? _ Vetoriais

Imagens vetoriais são criadas a partir de combinações matemáticas e geométricas entre a ligação de pontos e segmentos de linhas sobre um plano bidimensional.

Na composição dos desenhos, nos bitmap novos pixels devem ser criados, porém, em vetores basta repetir o mesmo padrão matemático. Em razão disso, diferentemente das imagens em bitmap, vetores não perdem a qualidade da imagem quando são redimensionados.

O mundo das telas de pintura



'As telas, para pintura à óleo, acrílica ou outras técnicas, existem em vários formatos, dimensões, e qualidades.
Existem telas já fabricadas em diferentes tipos, tamanhos e formatos que referem-se às proporções das telas.
Podemos encontrar telas proporcionais para retratos, paisagens ou marinas.
Em geral as telas são montadas em bastidores de madeira sobre a qual o tecido é esticado e a qualidade das telas, depende da qualidade do tecido empregado.
No mercado, há telas montadas, esticadas ou coladas sobre cartão rígido ou superfície de madeira ou eucatex.'

Criar, transformar, desenhar e colorir

Criar, transformar, desenhar e colorir
La Acquarella

Você sabia? _ Planta baixa

Planta baixa é...uma representação gráfica de uma construção onde cada ambiente é visto de cima, sem ter o telhado. É o nome que se dá ao desenho de uma construção, que é feito, em geral, a partir do corte horizontal à altura de 1,5m a partir da base. Ela consiste em um diagrama das ligações entre salas, espaços e outros aspectos físicos em um nível de uma estrutura.

Na planta, devem estar detalhadas em escala as medidas das paredes, com comprimento e espessura, portas, janelas e o nome de cada ambiente e seu respectivo nível, e estas dimensões são em geral desenhadas entre as paredes para especificar tamanhos de salas e comprimentos de paredes.

As plantas baixas incluem, ainda, os detalhes de componentes como as pias, os aquecedores de água, e mais...tudo além de notas que especificam os acabamentos, os métodos de construção e os símbolos de itens elétricos.

Studio La Acquarella

Studio La Acquarella
Design para Websites & Livros

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Arte na Casa

Arte na Casa